Formatação de textos

Fique atento quando for utilizar um texto muito grande em sua apresentação. Veja algumas dicas para tornar sua apresentação agradável e atrativa.

1 – Evite o uso de muito texto em uma página apenas. Se necessário, crie quantos slides forem necessários para garantir uma leitura correta do seu texto. Utilize parágrafos longos apenas quando for necessário. Se o objetivo for expressar a sua ideia, utilize frases curtas que resumem o seu pensamento.

2 – Lembre-se que que o tempo de apresentação não é determinado apenas pelo número de slides e sim pelo tempo de exposição de cada um. Uma boa estratégia é fragmentar seu texto em vários slides para que o tempo de exposição de cada um deles seja menor. Assim a sua apresentação fica agradável e dinâmica.

3 – Reserve uma área específica para o seu título e logo da sua empresa. Títulos e logos espremidas no topo do slide deixam sua apresentação poluída e de difícil leitura. Uma boa sugestão é definir com uma linha ou um box a área do título e logo.

4 – Utilize uma área bem delimitada para o rodapé. Algumas informações como data e nome da apresentação podem ser deslocadas para a tela inicial da sua apresentação. Isto evita a repetição de informações em todos os slides. A paginação é importante apenas quando a sua apresentação for impressa.

5 – Deixe uma área limpa entre o rodapé e seu texto. Na grande maioria das projeções o seu público estará disposto em um local plano. Isto faz com que os participantes que estão no fundo da sala tenham dificuldades de leitura da tela em função da presença de outras pessoas na sua frente. Portanto, concentre as informações importantes na parte superior da tela.

6 – Evite utilizar imagens como fundo do seu texto. Mesmo que estejam com o contraste reduzido estas imagens reduzem a capacidade de leitura e compreensão do seu texto. Se a imagem for essencial, utilize-a com a opacidade total e sem textos por cima. No entanto, se a sua imagem tiver alguma área uniforme como um céu azul, área com água do mar, grama uniforme sem contrastes elevados, você poderá inserir algum texto pequeno neste local mantendo uma boa área de escape.

7 – Cuidado na utilização da cor vermelha. Ela deve ser aplicada sempre em fundo claro e que proporcione um bom contraste para o seu texto. Evite vermelho com fundos verde, marrom, cinza e azul. Amarelo, laranja e branco são boas opções para a aplicação do vermelho.

8 – Use sempre fontes retas. As fontes serifadas dificultam a leitura. Cuidado com fontes muito diferentes. Elas podem não conter todos os caracteres necessários para uma correta formatação e demandará tempo para executar ajustes de acentuação como crase, til, cedilha e outros.

9 – Evite layouts que contenham formas circulares ou com ângulos acentuados quando for utilizar muito texto. Estas formas diminuem o espaço útil para a sua formatação.

10 – Evite animações muito exageradas para a entrada do texto. Estes efeitos devem ser suaves para evitar uma poluição visual ainda maior.

11 – Não utilize bullets points com numeração simultaneamente. Se houver um sistema de numeração ele já será responsável pela marcação do texto. Lembre-se que bullets points tem a função apenas de indicar e separar conteúdos. Por isso, evite bullets points muito rebuscados. Eles podem poluir a sua apresentação sem necessidade.

12 – Fique atento ao tamanho do corpo da fonte utilizada. Não há um valor específico para a fonte do texto. Você deve ficar atento ao tamanho da sua tela de projeção. Ela definirá o corpo mínimo da fonte que deve ser aplicada na apresentação. O teste de projeção na sua sala deve ser feito sempre no ponto mais distante de observação, ou seja, no fundo da sala.